Pesquisar
Close this search box.

A construção do saber e sua importância no mundo moderno

O saber é de suma importância para a realização de qualquer tarefa, e desde os primórdios dos tempos, o homem luta para viver e sobreviver, criando e recriando condições favoráveis à vida e isso vem acontecendo desde a descoberta do fogo pelos homens primitivos. Em seguida, é preciso contar com a intuição, também conhecida como senso comum, que produz saberes ao longo da evolução humana. A tradição que vai passando saberes de gerações para gerações, de pai para filhos e netos, de sociedades para sociedades, de regiões para regiões.

Inicialmente, o saber racional nasceu quando se percebeu a fragilidade do saber através da intuição. Nessa trajetória, os filósofos tiveram grande importância, principalmente na Grécia, já que houve uma desconfiança sobre o universo explicado pela magia e pelos inúmeros deuses existentes. No lugar das leis divinas surge a noção de leis da natureza e a ideia de que a ciência tem por objetivo definir suas leis.

Quem pesquisa precisa saber como o objeto pensa, age e reage, orientando o pesquisador a ser um ator influente. A pesquisa humana influencia a construção de um saber diferente do obtido nas ciências naturais. O saber teórico parecia um fato aceitável, mesmo incompleto.

A teoria e a evolução do conhecimento

À medida que as ciências humanas se desenvolvem e que seus especialistas se multiplicam, elas adquirem uma grande influência sobre a sociedade em seu conjunto, assim como sobre seus indivíduos. Nisso, a história tem um importantíssimo papel para sugerir aos indivíduos, as sociedades, sua identidade. Desde que os seres humanos começaram a viver em comunidades estáveis, estabeleceram regras e criaram organismos para assegurar o bom funcionamento de suas comunidades.

A administração pode parecer uma disciplina derivada da economia. Efetivamente o é na maioria, mas suas preocupações a fazem apelar a várias outras ciências humanas. A sociologia e a antropologia foram, muitas vezes, consideradas disciplinas irmãs. A psicologia social tem por objeto os comportamentos dos indivíduos no que são influenciados por outros indivíduos ou pela sociedade em geral. Interessa-se por todas as formas de interação social.

Observar e reconhecer a propriedade intelectual do saber

A maioria dos conceitos úteis em pesquisa representa realidades mais abstratas. Por exemplo, o conceito de democracia. Ele é, no entanto, construído segundo o mesmo princípio, para exprimir realidades tendo em comum certos tipos de características. As diversas ciências humanas desenvolveram, ao longo dos anos, conceitos próprios. Não que deles tenham exclusividade, longe disso, mas seus campos específicos de estudo dos fenômenos humanos e sociais levaram-nas a utilizar certos conceitos particularmente.

Esta compreensão dos fatores que marcam ou caracterizam uma situação investigada numa pesquisa exige informações as quais as pesquisas baseadas em dados existentes permitem ter acesso sem codificar radicalmente essa situação. A observação revela-se certamente nosso privilegiado modo de contato
com o real: e observando que nos situamos, orientamos nossos deslocamentos, reconhecemos as pessoas, emitimos juízos sobre elas.

Ser eficaz em uma demonstração e dar, em primeiro lugar, ao leitor tudo o que é necessário para compreender e julgar a pesquisa. Tudo aquilo que poderia ser insuficientemente compreendido ou mal interpretado deve ser explicado com cuidado e precisão. Como qualquer outra comunicação, isso passa, inicialmente, por uma linguagem eficaz. O pesquisador jamais se separa de um bom dicionário — por exemplo, um que tenha a vantagem de oferecer sinônimos —, de uma gramática.

A construção científica através do saber

Os princípios de eficácia e transparência levaram ao estabelecimento de um certo número de regras para a comunicação científica e a apresentá-lo do relatório de pesquisa. Essas regras permitem facilitar a comunicação, mas visam, sobretudo, a auxiliar o leitor a se encontrar nos elementos do relatório, em particular naqueles que asseguram seu valor.

Nem todo mundo irá se tornar pesquisador profissional em sua vida. Poucas pessoas, no entanto, escapam da necessidade de pesquisar. Desse modo, várias situações de se entregar a pesquisa, de aplicar os saberes desenvolvidos aqui se apresentarão, e, com isso, mais elevado será o nível de estudos.

Finalmente, tanto as ciências naturais como as humanas, tiveram resultados brilhantes, mas também tiveram dificuldade em mantê-los. Hoje, partilham das mesmas preocupações como a compreensão de problemas específicos; assegurar a validade da compreensão através da pesquisa; superar as barreiras que poderiam atrapalhar a compreensão. A prática diz que a evolução faz surgir novas perspectivas, mas não anula o que a precede,, ao perdurarem conforme as necessidades aos avanços mais recentes.

Gostou deste artigo? Curta, comente e compartilhe com seus familiares e amigos!!!

Você também pode gostar de:

Acesse e faça parte de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100083344780900

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.