Pesquisar
Close this search box.

Colchão: A melhor forma de cuidar e tirar o máximo de proveito

O colchão entra em contato com nosso corpo todas as noites e permanecemos nele por um longo tempo, seja para dormir ou para descansar. Este fato merece atenção com responsabilidade, pois o sono é mais revigorante se você dormir em local limpo e saudável, ou seja, com o menor número de bactérias, fungos e ácaros possível.

Já ouvimos muito falar sobre formas de cuidar dos nossos colchões, porém, limpezas profundas são indicadas caso se tenha derramado algo ou se ele é exposto a ambiente com bastante umidade ou se houverem crianças na fase do xixi na cama. Se não tiver esta situação, existem outras formas de conservar e permanecer com ele limpo e cuidado, trazendo conforto e segurança para a saúde durante a noite.

Gire seu colchão ou vire-o

O colchão vai perdendo a espessura no local onde deitamos e ficamos por mais tempo, isso é absolutamente normal. Para os colchões de espuma, indica-se que se vire ele uma vez por mês, já no caso dos colchões de mola, não se utiliza o tombamento, mas o simples giro no mesmo espaço de tempo, ou seja, uma vez por mês.

A ventilação do ambiente é essencial

A ventilação de qualquer ambiente onde habitam pessoas e animais é de fundamental importância para a renovação do oxigênio, eliminação de bactérias, fungos e vírus. Tem efeito na questão da umidade do colchão que ocasiona mau cheiro e esse odor desagradável pode também despertar rinite e alergias.

Protetores de colchão

O colchão ficará bem mais protegido se você usar um protetor, já que ele exclui a possibilidade de que o suor provoque aquelas manchas por não haver contato com o tecido, poeira e também pelos de cães e gatos que por ventura durmam na cama.

O ideal são os protetores impermeáveis que impedem a passagem de líquidos e entrem em contato com o colchão, existem os que não produzem ruídos e deixam sua família bem longe de alergias.

Colchões antialérgicos

Existem no mercado, colchões que utilizam probióticos vivos, isto é, uma tecnologia que combate os ácaros que causam as alergias e inibem a procriação dos mesmos definitivamente. Neste caso, a limpeza manual e outras formas de higienização não são mais necessárias.

Quem adquire esse tipo de colchão precisa aspirar a superfície todas as vezes que for trocar as roupas, principalmente se a espuma do colchão for das que retém umidade, reduzindo a possibilidade de problemas de ordem respiratória.

A base do colchão deve ser condizente

Se a base for irregular, com pregos, farpas ou espaços grandes poderá trazer danos ao colchão. Para evitar esse problema é necessário conferir se a base oferece ventilação e se tem pontos de atrito. Não se deve pular em cima de colchões, pois esse impacto repentino afetará a durabilidade, uma vez que seu desenvolvimento é para sentar e deitar. No entanto, a durabilidade está ligada à qualidade do colchão e de como foi sua produção, sendo que se é feito de espuma, deve ser trocado a cada 5 anos, os de mola, no entanto, a cada 8 anos.

Algumas dicas de conservação

  • Aspire ou escove regularmente, isso inibe a ação de ácaros para não fazer do seu colchão uma morada. Se o colchão estiver em um lugar onde existe mais poeira, a conduta é escovar antes de aspirar.
  • Não o lave o colchão, a umidade e diversos produtos químicos podem danificá-lo. Hoje existem desinfetantes específicos para estofados que podem ser usados em colchões também, ainda garantem a manutenção do seu colchão e o mantém perfumado.
  • Se houverem manchas desconhecidas, é possível usar um produto de limpeza cítrico e deixá-lo agir por 5 minutos. Depois disso, é só passar um pano absorvente para retirá-lo.
  • Não coloque seu colchão ao sol e ao calor excessivo, isso irá resseca as células do produto. Em caso de umidade, é preciso fazer com que receba luz natural indireta.
  • A capa plástica que o reveste ao comprar um colchão deve ser retirada, pois ele também precisa respirar.
  • As etiquetas são essenciais na hora de reivindicar as garantias do seu colchão, bem como a descrição contida nela ser útil na hora de renovar o mesmo. Então, não corte!

O colchão é o elemento fundamental para o bom descanso e para termos um dia com vitalidade e energia, pois sabemos que se a noite de sono não foi reparadora, teremos um dia extremamente cansativo e com a produtividade e a concentração em níveis mínimos.

Gostou deste artigo? Curta, comente e compartilhe com seus familiares e amigos!!!

Você também pode gostar de:

Acesse e faça parte de nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100083344780900

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.