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Inovações em telhas com placas solares: Utilidade e beleza juntas

Existem no mercado ofertas e modelos de telhas com placas solares, e sabemos que seu custo benefício é excelente, já que as contas de energia são altas e o racionamento decorrente das secas que assolam o país quase todos os anos incentiva a criatividade e produção de alternativas viáveis como estas.

Empresas conceituadas desenvolveram as primeiras telhas com placas solares, e depois de um ano de estudos está sendo inserida no mercado da construção civil. Conta-se com diversas formas a gosto do cliente no que diz respeito ao acabamento e cores variadas, e com a célula integrada ao concreto utilizado na confecção do material.

Outros estudos estão em fase de conclusão e pretendem inserir no mercado novas opções que utilizam outro material na produção dentro de pouco tempo. É necessária a produção em larga escala para haver certificação do INMETRO. A empresa fabricante acredita que existe um imenso potencial de aceitação, principalmente, por ter grande facilidade na instalação e com esse grande valor agregado ainda fica mais acessível do que as placas atuais.

Especificidades das telhas com placa solares

A produção mensal média de cada telha, conforme o estudo, é de 1,15 KWh por mês e tem de 365 x 475 mm de tamanho, em média. A economia gerada pode chegar a 20% do valor total da aquisição e instalação em relação aos painéis instalados tradicionais.

A indicação é de que se utilizem, para uma residência menor, em torno de 100 a 150 telhas de concreto. Já para uma casa maior indica-se em torno de 300 a 600 unidades, sendo que o restante do telhado será normal. Este investimento tem o retorno num período de 3 a 5 anos, tornando viável para objetivos futuros de economia.

Por ser um produto promissor, estão sendo feitas negociações entre produtores, distribuidores, clientes e investidores. A primeira parte já fabricada será destinada a clientes como projeto experimental para instalação nos próximos meses. Em seguida, a produção terá uma ampliação significativa para a comercialização em todo o território nacional.

Desafios da criação e produção de inovações no mercado

Um dos grandes desafios enfrentados ao inovar em algum produto, é sem dúvida, aliar a sustentabilidade com a questão estética, ou seja, é preciso oferecer algo funcional e belo ao mesmo tempo. E nisso a confecção de telhas fotovoltaicas não deixam nada a desejar, pois dispensam os grandes painéis e decoram com uma inovação bela e eficaz.

Foi em função do tamanho dos painéis que começou a se pensar em produzir algo mais acessível em termos de leveza e tamanho. Sua produção é em concreto ou em cerâmica, não alteram a estética, pois a fiação se dispõe embaixo do telhado e se conecta a um conversor.

Nesse sentido, as telhas fotovoltaicas são mais caras do que as convencionais, justamente pelo fato de que conseguem gerar economia de energia, cerca de 3 kW por 40 m2 . E se for avaliar dessa forma, um telhado com todas as telhas fotovoltaicas poderiam satisfazer a necessidade dessa residência sem problema algum.

As telhas com placas solares já são conhecidas em outros países

Além disso, as telhas já estão em países como Itália, França e Espanha, onde já estão em atividade, e mesmo que na Itália exista a questão da preservação de ambientes históricos e sejam proibidas alterações nas estruturas por lei, em outras propriedades são muito bem aceitas.

A instalação das telhas fotovoltaicas se faz como das telhas comuns e a quantidade que será utilizada será definida conforme a necessidade da residência. Por este motivo, os fabricantes oferecem telhas iguais sem a placa para construir um telhado uniforme do mesmo modelo. A substituição também se dá de forma simples e segundo o modelo do telhado.

Diversas empresas já estão no ramo das telhas fotovoltaicas, em diversos modelos e formas de aplicação, mas é um desafio constante a produção que conecte o desejo do cliente, a economia, e a beleza. A engenharia e arquitetura estão sempre em sintonia com as novas demandas da sociedade, contando com a sustentabilidade do material oferecido. Aprimorar é fundamental e constitui a rota de todos os caminhos futuristas que queiram se adequar ao gosto do cliente.

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